segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Arcade Fire - Afterlife (Lyric Video) E O que pode ter haver com Orfeu da Conceição?


A música é da Banda canadense Arcade Fire, as cenas do vídeo clip é do filme "Orfeu Negro" do francês Albert Camus de 1959 adaptação da Peça "Orfeu da Conceição" de Vinicius de Moraes inspirado na tragédia Grega de Orfeu e Eurídice no qual, Orfeu na peça se torna um condutor de Bonde e que se apaixona pela bela Eurídice, e toda trajetória é acompanhada pela Morte, que vai marcando os destinos dos personagens.
Mas o que chama atenção após tantos anos, ou melhor mais de 50 anos do filme, é pensar o que uma banda Canadense com o seu estilo de rock, escolheu utilizar estas imagens deste filme de  um Brasil estilizado numa versão extremamente Carnavalizada, dos anos 50 de um Rio de Janeiro, com os elementos que caraterizam uma parte do Brasil e seus costumes, o Candomblé, as Favelas, o Carnaval e os dramas sociais e sim as impossibilidades do amor, um tom folhetinesco herdado do Romantismo e claro que toda origem dos dramas ocidentais vem das tragédias Gregas. Ok, minha questão, ou melhor minha curiosidade, fica onde acontece este cruzamento, essa transversalidade das culturas? São nas imagens do filme, de um Brasil naif, pitoresco, exótico  para os olhos de fora?

São exatamente os cruzamentos que se dão ao olhar a cultura do outro? São nas tentativas que os artistas da banda pensaram, nunca saberei o que pensaram, mas obra de arte não é isto? Algo que cada um vai tendo sua interpretação a partir de suas referencias, vivencias independentes ainda que o autor tenha sido extremamente claro no quis dizer, ainda assim as obras são sempre possíveis e ainda bem de várias interpretações. Assim como minha leitura sobre "Ensaio Sobre a Cegueira" de José Saramago, provavelmente não é a mesma que o meu amigo ao lado, a cegueira branca da personagem para mim diz uma coisa, para você que leu diz outra e para o outro que nem sabe, não diz nada ou supõe alguma coisa e isto que é o maravilhoso e fantástico das obras de arte! Da vida, das coisas mas voltando o vídeo clip, continuarei com uma curiosidade sobre o que os artistas da banda com sua canção que leva o título de "Afterlife" e imagens de "Orfeu Negro" podem ter haver?

No primeiro momento soam exóticos e estranhos mas ao parar para analisar a letra da música, começamos a perceber tais evidencias, a letra fala de um pós-vida, Afterlife, quer dizer: pós a vida, e o que as tragédia gregas mais nos falam e do pós a morte, essa relação da vida e morte estão sempre presente em boa parte das obras gregas, a relação dos deuses e dos homens na Terra ou no Olimpo.

Com isto tudo começa a fazer sentido. E canção e as imagens do video clip do Brasil quase exótico, deixa de ser figurativo e ingenuo e ganha força nas eternas questões dos homens: pós-vida, e "se nós conseguimos fazer dar certo?" Assim como diz a letra da canção. E tudo que queremos é que de tudo certo no final, não é isso?

Nenhum comentário: