quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cisne Negro - Como o figurino foi criado



E para encerrar o assunto, sobre o filme "Cisne Negro", aqui no blog, tem este vídeo sobre todo o processo de pesquisas e confecção de figurinos com as estilistas da marca Rodarte, muito legal poder ver como foi o processo.

Tentativa em vão de falar daquilo que já foi dito

Será uma tentativa em vão tentar ser original ao falar do filme "Cisne Negro", depois de tantos comentários, críticas, posts e matérias, mas, tentarei deixar aqui a minha impressão, se é que é possível, após ser bombardeada de tantos os que amaram como os que nao gostaram tanto, mas uma coisa todos concordamos, é inevitável ficar indiferente a nova obra do diretor Darren Aronofsky, de "Réquim Para Um Sonho", que amei e do "Lutador", que já tinha ganho prêmios em vários festivais e o Leão de Ouro em Veneza. Em "Cisne Negro", definitivamente, ele se consagrará como um clássico filme da década, como um ótimo filme de terror psicológico e um ótimo suspense. Filme este, que nos deixa tensa o tempo todo e embarcamos na loucura da personagem principal, Nina, feita pela atriz, Natalie Portman, que está maravilhosa no papel de uma bailarina, e que com certeza dito por todos, deve ganhar o Oscar de melhor atriz este ano.
O filme narra a história de Nina, que sonha em ser a primeira bailarina do corpo de ballet da Companhia de NY e que no desenrrolar do filme a personagem começa confundir realidade e fantasia e viver realmente a história do "Cisne Negro", se transformando nele e levando até as últimas consequências para defender o papel.
Na vida real já vimos isto acontecer com muitos atores e profissionais da arte, uma fronteira sempre tênua e perigosa, entre a relidade e a fantasia.
Sobre o figurino, o que me encantou imediatamente, é o momento da dança do "Cisne Negro", no qual a personagem, transforma-se no próprio Cisne, todo em asas, lindo o figurino, me lembrou muito nossas técnicas de carnaval, com os braços de asa, ficou lindo e com toda a delicadeza e sofisticação das irmãs estilistas da marca Rodarte, que desenvolveram o figurino todo inspirado nos bichos, pesquisando os cisnes, os tratamentos para chuchus ficarem ainda, além de belos funcionais, dizem elas numa entrevista, sobre o processo de pesquisa, entrevista esta que ser visto no you tube. Muito bom!

A Beleza das Egípcias No Meio da Luta

Sempre achei de uma beleza as mulheres indianas, egípcias, isralenses, turkas, argelinas, em fim, todas as mulheres do Oriente Médio, entre seus sairongs, burkas, chales, lenços e entres outras formas de qualquer tecidos amarrado ao corpo de toda estas culturas, um dia escreverei específicamente, uma moda de cada lugar, ta aí, uma ótima idéia.
E com todas estas manifestações que ocoreram no Egito que culminaram na queda de uma ditadura de 30 anos do presidente Mubarak, no meio da luta, fotografaram a expressão desta manifestante e que encontrei esta foto na internet. Acho super marcante, a maneira que pintam os olhos, o modo de usar o lenço e além de ser muito bonita. E que orgulho saber que este movimento tem origens embrionárias nas mulheres, que máximo!