segunda-feira, 8 de junho de 2009

Corpos no Varal com a Minha Musa Lygia Clark











No Galpão Aplauso no qual trabalho ministrando uma oficina de costura e moda sempre há boas oportunidades de exercitar a criatividade.
E mais uma vez pude experimentar ideias que ja vem me assolando os pensamentos com inspirações "A la Alice no País das Maravilhas" e neste fim de semana com o Viradão Cultural que aconteceu em toda a cidade do Rio, o Galpão Aplauso participou com muitos eventos entre eles, show de Tom Zé, workshops , feijoada com samba e entre outros. E lá no meio de enumeras situações do imenso Galpão na Zona Porturária do Rio, encontrava-se uma instalação em experiencia com o corpo, uma intervenção no caminho de todos que passavam numa das areas do Galpão, forçando a todos os visitantes sofrer alguma ação física, movimento, incomodo físico, deslocamento, deboche, raiva, explosão, admiração, entre outras situações que pude captar ao assistir os visitantes caminharem por um corredor de cordas construído com uma espécie de cama elásticas ou um varal com peças de roupas penduradas que timidamente ensinuava personagens, figuras do cotidiano.
Ainda há muito a estudar e aprimorar as esperiências com o corpo mas para este primeiro contato já me possibilitou muitos caminhos a percorrer da criação. E todos estes estudos devo a minha musa inspiradora, a artista plástica Lygia Clark, uma das artistas mais importantes dos anos 60 e que dedicou toda sua vida aos estudos sensorias, utilizando o corpo como suporte de sua arte.