quarta-feira, 27 de maio de 2009

Singles - Vida de Solteiro - O Filme


Quando me dei conta que meu proximo post seria sobre um ícone cinematográfico do universo jovem, não tinha ideia que era de um filme que vai de encontro aos meus desencontros: "Single - Vida de Soleiro" direção de Cameron Crowe, Freud explica.

"A vida amigo, é a arte dos encontros embora haja tantos desencontros pela vida"- Vinícuis de Moraes.

Fui de Bossa Nova ao Grunge, pois é sobre o movimento grunge e ao filme que gostaria de ressaltar, com os atores Bridget Fonda e Matt Dilon, no papel do casal descolado e moderno. Eles eram o modelo de sonho que gostaria de viver. Ainda estou em busca mas ainda não apareceu o principe grunge do filme. Continuo sonhando

Voltando ao filme, era inicio dos anos 90, Seattle, Estados Unidos, as bandas de Rock bombando: Pearl Jam, Alice in Chains, Smaching Pumpkins, Suede, Nirvana, Faith no More, Soundgarden, entre outros que o tempo já esqueceu.

Eu, era uma adolescente de 12 ,13 e 14 anos , carioca da Barra da Tijuca, mais precisamente do Recreio dos Bandeirantes, que chegava seca da escola pela MTV, que passava no extinto canal 13 que seria ou ja era a Record, saudades!

Ligava o videocassete e esperava os video clips mais legais, mais modernos os mais top dos top anunciado por Astrid Fontenelle no "Top 10" as 18:00hs diariamente e Zeca Camargo no "Drops MTV" tudo isso para gravar e assistir varias vezes e viajar no estilo dos artistas e tudo era um máximo, aqueles videos clips, no mesmo tempo que dividia a atenção com as revistas "Capricho" e "Querida"para fazer teste: "Se ele gosta de mim" "Se nosso signo Combina" ou ver os gatinhos da TV e Cinema.
Assitia todos os clips e sempre tentava, dentro do possível, estar antenada com o visu estrangeiro moderninho e claro que "Singles" o filme, foi marcante em toda a nossa geração anos 90.
Reproduzia as falas de Bridget Fonda e Matt Dilon, com as amigas aspirantes a alunas de teatro, eram tardes e tardes nos bancos de praça do condomínio, lembrando, reproduzindo, sonhando em viver um pouco da aquela atsmofera Grunge, Seattle.
Ter um visu, um estilo de "Janet, a personagem de Brigett Fonda, super 90, mas atual, aquele chapeuzinho com as "Boots"estilo militar ,sua jaqueta de couro, tamanho, tipo do namorado e os vestidinhos com meias calças que foi febre.
Como eu queria ser "Janet", linda, magra, estilosa, moderna e apaixonada por "Cliff" personagem de Matt Dilon, que a enrrola o fime todo com um papo de "relacinamento aberto".
Ainda não deu para ser muitas coisas que "Janet" ou melhor , Briget Fonda, que era uma das minhas atrizes musas do cinema, junto com a minha musa mor dos anos 90, Winona Ryder e a ruiva dos anos 80, MollyRingwald, elas fizeram acreditar sempre que um dia, eu vou ia chegar neste lugar: moderna, estilosa, independente e claro linda.
Se muito, tentando ser sempre atual, moderna e antenada, no mais, continuo na luta pelos outros predicados. Se de ser independente rolar, vai ser lindo. Até o "principe encantado" vem mais sereno, menos afobado, não sendo o símbolo das solucão de todos meus problemas, é muito peso para o cara, ninguém aguenta.
Por enquanto vou levando a minha vida aos 30 anos, agora moradora de Laranjeiras, aspirante a figurinista e sonhando em ser artisa plástica.
Uma coisa no filme cumpro super bem, o papel com as dificuldades dos primeiros anos da juvendude e as crises com a carreira, só que já nao sou mais a "gatinha de vinte poucos" já sou uma "Balzac" de 30.
Como mudar o roteiro deste filme? Vou assistir o filme de novo para ver se tenho idieas, se não pelo menos mato saudades dos tempos de outrora. Este Blog anda tão saudosista.