terça-feira, 12 de maio de 2009

Marcel Duchamp entre os Muros da Cidade



Com o ano da França no Brasil, há várias exposições ocorrendo pela cidade e uma delas é bem nos muros da cidade, na Avenida Franklin Roosevelt no centro do Rio ao lado da Masoin de France que é também o Consulado da França no Rio, tudo no mesmo prédio.
Com uma instalação grafite em homenagem ao famoso artista plástico do início do século passado Marcel Duchamp que revolucionou o conceito do que é arte que até então antes nunca descutido em plena Paris da década de 30, Duchamp escandalisou com seu emblemático Mictório invertido e assinado com iniciais e chamando de arte, inaugurando o "readymade", arte pronta no qual o material feito não é o mais importante e sim o que ele representava, qual o pensamento, as questões que traziam na sua simbologia.
Outro trabalho também famoso do artista foi a escultura que era um utensílio de garrafas que dialogava a partir destes códigos com a anti-arte, com a questão o que é arte, o que vem primeiro, a idéia ou material construido?
Essas e outras inúmeras questões e reflexões que o artista e filósofo das formas trouxe rompendo com todas as convensões artísticas.
Ao cariocas que circulam pelo centro do Rio não deixem de passar com os olhares mais atentos a esse trabalho que nos faz relembrar um dos artista mais modernos que pode existir.Pois todas as instalações, pinturas, esculturas, videos, fotografias, filmes, performances, devem muito a Marcel Duchamp que possibilitou que toda a manifestação seja qualificada como arte desde que tenha intensão, experimentação de questionar a si e a arte que nos rodeia. Acho um erro parar por aqui o texto pois falar deste grande homem é necessário muitas linhas mas deixo para os próximos posters as minhas relexões e homenagens nos muros do Blog.