terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O Escultor Ron Mueck



O escultor hiperrealista australiano já fez enumeras exposições com suas reproduções de figuras humanas, em vários tamanhos, seja um anão ou gigante, e todos com requinte de sofisticação de uma reprodução fiel de nós mesmos, com expressões e olhares que revelam não só a perfeição mas podemos quase ver suas almas.E nos reconhecer, topar,confundir com nós mesmo, pode ser quase mais um passante na propria exposição, acredito para provocar a realidade versus fantasia. Barbaro seu trabalho. visite o site: www.jokerartgallery.com/ron- mueck

Citações da Unanimidade com Leonardo Di Caprio


Ao pesquisar sobre arte e figurino na internet ontem à noite li uma crítica sobre cinema que não me lembro se era sobre "Piaf" ou "Matrix", mas serve para os dois, lá tinha uma frase que gostei muito é mais ou menos assim: "Para ser unánime é indispensável ser medíocre", lembrou-me uma outra célebre frase dita pelo nosso grande dramaturgo Nelson Rodrigues: "Toda a unanimidade é burra"

Ou seja, a exposição que está rolando no MAM, do artista plástico Vick Muniz, que está promovendo uma grande exposição e levando milhares de pessoas ao MAM pela primeira vez ou retornando ao museu, que ha tempos nao ia. Eu gostei mesmo foi da ótima oportunidade de ir a exposição para poder entrar em contato com as obras do segundo andar no MAM, a coleçõo de Assis Chateaubriand, com obras dos nossos grandes artistas brasileiros do modernismo e que eu sempre vi nos livros como Tarsila do Amaral, Candido Portinari,Di Cavalcanti, foi emocinante após tantos anos vendo pelos livros e ver de perto a história da pintura no Brasil. Sobre a exposição de Vick Muniz? Valeu a visitação ao MAM, achei muito barulho por nada, seu estilo de reprodução de ícones e obras primas da arte em outros materiais,um quê de Andy Warhol, já foi feito, melhor e era outra época. Pois não me encantou apesar da justificativa do artista: "que ao mudar o material você muda o meio e já passa ser outra obra" desculpa Vick, mas não rolou, porém muitos vão discordar de mim, a unimidade do momento é ver a exposição do artista e sair amando a arte contemporãnea brasileira do momento, que é considerado um deles?! Ainda bem que nessa onda eu não vou, pois já me deixo levar por outras ondas unanimes, deixo essa para turma do menos críticos, pois as vezes ser leiga e desprovida de formação nos permite chorar com Ghost e Titanic e a achar a cena de Leonardo di Caprio a melhor cena do mundo do cinema.