segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Entre O Ogum Teatral de Criolo e A Dramaticidade de Pedro Almodôvar



Antes de voltar a um dos assuntos que mais gosto de comentar, que é o cinema, preciso dizer que o Show do Criolo e sua Banda no Circo Voador no último sábado dia 04, foi maravilhoso e assim como os críticos renomados dos cadernos de cultura como no Globo considerou: "..já faz parte de um dos maiores shows do ano de 2012". Eu, fiquei arrepiada com a primeira aparição do cara em cena, ele faz uma alusão como se estivesse incorporado, isto claro é minha interpretação, ao som de "Marió" um Afro-beat que introduz uma cantiga de Ogum que na sua entrada ao palco é super teatral,  o cantor é trazido pelo seu parceiro de longa data Dj Dandan, um carisma  inegável a parte e extremamente energético, voltando a "incorporação" parecia um entrada de filho de santo/yaô: Criolo com seu pai de santo: DJ Dandan, bem isto é uma viagem extremamente teatral de uma cabeça de uma eterna atriz, que logo se transforma em cenas para um roteiro ou uma alusão as referencias que sempre fizeram parte da minha vida espiritual o Candomblé e a Umbanda, no qual estas comparações são naturais, claro que arrepiei como todos ali presentes e aqueles que sacam mais podem ter feito a mesma alusão. Pois no ritual destas religiões, quando o "cavalo" ou melhor a pessoa está incorporada e retorna para dar o rum do santo ou seja a dança do Orixá ou entidade, ele retorna todo aparamentado com as vestimentas do tal em questão, neste caso de minha viagem psicodélica-afro-teatral: o Ogum "Marió" de Criolo, abrindo os caminhos então para os trabalhos do Show. Foi um show emocionante, de um Circo com seus ingressos esgotados e que ainda teve a linda pausa para relembrar mais uma vez a triste historia dos mortos de Pinheirinhos em São José dos Campos - SP e assim seguem: "Criolo e seus os Cavaleiros de Jorge" na luta - Salve Jorge!Ogunhê!

Bem depois desta viagem teatral sobre o cantor acima já posso falar sobre outro artista que também é bem dramático, é o diretor espanhol Pedro Almodôvar e especificamente seu novo filme, que minha amiga e escritora e blogueira Carmen Filgueiras  /http://carmenfilgueiras.blogspot.com/ , recomendou e mandou ir preparada para assistir o fortíssimo e profundo filme a  "A Pele Que Habito"  do diretor espanhol. Eu, fã de carteirinha de longa data desde de "Mulheres A Beira de Um Ataque de Nervos" lá nos meus 18, 19 anos quando este cineasta entrou de vez na minha vida com seus filmes teatrais, dramáticos e sempre a flor da pele como um bom latino e espanhol carregado nas tintas vermelhas, cor esta que virou sua marca estética e que adoro e sempre já procuro encontrar em alguma cena. Um dos seus filmes que não saem até hoje da minha cabeça, são eles: "Tudo Sobre Minha Mãe","Carne Tremula" e já um clássico do cinema europeu "Fale Com Ela", este último ainda tinha uma trilha sonora maravilhosa, que além de Elis Regina,Caetano Veloso, continha também a trilha do espetáculo e mais as cenas filmadas do próprio Ballet de Pina Bausch, "Masurca Fogo", que tive a honra de assistir em seu próprio teatro na Alemanha em sua pequena cidade Wupertall, da coreografa alemã, morta ano passado e minha musa mor da arte contemporânea.

 Eu vou correr ao cinema esta semana para preencher esta lacuna, não posso ficar sem conhecer mais uma obra prima de Almodôvar. Fica a dica da semana!