terça-feira, 19 de novembro de 2013

Caetano Veloso - How Beautiful Could A Being Be



Revisitando as canções antigas de Caetano Veloso, pós show na praça Augusto Severo em Natal neste mês de novembro, deu uma saudade de ouvir coisas dos anos noventa e dois mil.  E uma delas é esta canção "How Beautiful Could A Beging Be" com composição do filho de Caetano,  Moreno Veloso.
 Que de uma unica frase mas com uma musicalidade, uma baianidade e sim claro, toda a brasilidade gostosa da linha debaixo do Equador e não poderia deixar de citar um texto maravilhoso do próprio em outra canção que ele canta de Michael Jackson  "Black Or White" e que no meio ele começa a recitar "Americanos" como o texto mais abaixo. E que na conclusão do meu projeto do curso de Moda utilizei não só a canção acima mas como também o texto mais abaixo de "Americanos", pois acho uma combinação perfeita para se falar de Brasil com dor e beleza.
 E neste vídeo os músicos de percussão, com o detalhe importantíssimo de que todos são negros e bem jovens e que parecem oriundos dos blocos do "Ylê" ou do "Olodum" e que neste show "Prenda Minha", fazem um lindo numero de dança e de toda a brasilidade e beleza como diz a musica acima e que o texto abaixo do próprio ilustra tão bem essa diversidade essa coisa chamada, Brasil, com as desigualdades que produzem monstruosidades e belezas na mesma potencia, como num simples numero de dança destes músicos.
O no mesmo dia deste show aqui em Natal,  coisas belas e surpreendentes rondaram meus sentidos, bocas, narinas e orelhas, pena que foi só um "How Beautiful Could A Being Be"....

"Enquanto aqui embaixo a indefinição é o regime
 E dançamos com uma graça, cujo o segredo
 Nem eu mesmo sei, Entre a delicia e a desgraça
Entre o monstruoso e o sublime, Americanos não são americanos
São velhos homens humanos, Chegando, passando, atravessando.
São tipicamente americanos.
 Americanos sentem que algo se perdeu
Algo se quebrou , está se quebrando"

Nenhum comentário: