terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Inverno Onírico de Pina Bausch no São Paulo Fashion Week -2010







Este ano a coleção de Ronaldo Fraga para o outono - inverno no São Paulo Fashion Week 2010 foi lindíssima, poética e me acertou em cheio, me arrebatou, pois foi uma coleção totalmente teatral, lúdica, como não poderia deixar de ser como sua homenageada: a coreógrafa alemã que morreu no ano passado, Pina Bausch, e que sempre será uma das minhas grandes paixões na arte.
E ver a coleção com todas as referências de seus históricos Ballets como o "Café Müller", "Cravos" e "Masurca Fogo".
Estava tudo lá: aquelas máscaras com longos cabelos de tranças, as rosas, as flores, os ternos, tudo muito poético como no universo de Pina e com a total sensibilidade do estilista mineiro Ronaldo Fraga, que vem há anos em suas coleções prestando homenagens com desfiles maravilhosos, tais como: Zuzu Angel, Carlos Drummond de Andrade e entre outros.
Não poderei esquecer essas imagens, essas roupas- figurinos, tão como a sua inspiração: o universo lúdico, onírico, teatral, beleza, corpo, dança, movimento, de Pina Buasch.

Um comentário:

Leticia Torres disse...

Verdade, Elze. É incrível como Ronaldo Fraga consegue fazer suas homenagens sem cair no óbvio ou forçar a barra. Não dá para esquecer da coleção que trouxe o mundo de Guimarães Rosa para as passarelas, ou de quando ele ilustrou poesias de Drummond no livro "Moda, Roupa e Tempo". Agora,invertendo o lugar comum de cada coisa, acerta mais vez com Pina Bausch. Acho que a moda fica ainda mais interessante quando se comunica com outras artes. Adorei seu texto. Beijocas