segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A Moda Aqui em Casa Agora É: François Truffaut e Emir Kusturica


Nessa onda retrô: anos 60, 70, 80 e 90, nada como se atualizar do velho e é isso que venho fazendo há anos: recuperar o tempo perdido e conhecer as obras de muitos cineastas desta época. Tenho feito maior revival no meu DVD, e a moda aqui em casa agora é assistir os "últimos filmes" de François Truffaut e seu personagem alter-ego Antoine Doinel, como: "Domicílio Conjugal", "Beijos Proíbidos" e esta última semana assisti :"Os Incomprendidos" um clássico inaugural da Nouvelle Vague junto com Jean Luc Godard.

Por enquanto, estou estudando François Truffaut e encantadíssima com a Nouvelle Vague, aquele clima Paris anos 50 e 60, romantismo tragicômico e ao mesmo tempo libertário e contestador, inovador, experimental, ai que saudade do que não vive!
Além deste clima parisience aconteceu um filme maravilhoso na minha pesquisa mais recente: "Underground" de Emir Kusturica, com surrealismo e uma trilha cigana que faz parte como personagem através da banda que percorre as cenas iniciais e divertidíssimas e dando um rítmo frenético e extramante teatral ao filme que estár por vir com seus personagens mais hilários e teatrais, passado na metade do século XX, na guerra da Bósnia, pessoas presas num porão de uma casa vivem por 20 anos acreditando que fora o mundo continua em guerra, com uma direção surrealista e divertidíssima o diretor passou para a listas dos meus preferidos.

Nenhum comentário: